29/07/2015
No último dia 25 de julho a APAMT promoveu uma ação pelo Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (comemorado no dia 27/07). O evento reuniu centenas de pessoas no da Rua XV de Novembro, em Curitiba, para aprender sobre prevenção com a orientação de médicos e encenação teatral.
O objetivo da APAMT com ações deste tipo é reduzir um dado triste nas estatísticas de saúde da sociedade brasileira. Anualmente, cerca de 2800 pessoas perdem a vida em consequência de um acidente de trabalho, segundo dados do Ministério da Saúde e do Ministério da Previdência Social. Nos últimos sete anos, foram registrados 5 milhões de acidentes, com 19,5 mil mortos e 101 mil trabalhadores afastados por invalidez. São 120 mil famílias desestruturadas e um prejuízo econômico incalculável para o país. E a Apamt alerta que o número deve ser ainda maior, visto que os dados oficiais consideram apenas os acidentes de trabalho oficialmente registrados.
Em 2014, o Paraná registrou 363 mortes em acidentes de trabalho, sendo o quarto estado com o maior número de registros de acidentes (52.132) atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
Com o objetivo de congregar os Médicos do Trabalho no Estado do Paraná e também com a intenção de estimular o interesse pela especialidade, sua divulgação e aperfeiçoamento; assim como defender a ética profissional, promover eventos, realizar estudos e manter o intercâmbio com outros colegas da área, foi fundada, em 2 de setembro de 1974... continuar lendo.
Dra. Claudia Villamil Rios
Atual Presidente