16/04/2015
A Associação Paranaense de Medicina do Trabalho apoia e participa do Abril Verde, movimento idealizado pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Paraná em favor da saúde e segurança do trabalhador brasileiro. O mês foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema: o dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, e o dia 28 de abril, Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho.
Informações do Anuário Brasileiro de Proteção 2015, que utiliza os dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, mostram que no ano de 2013 no Brasil foram 717.911 acidentes no total, 2.814 óbitos e 16.121 incapacidades permanentes. No intuito de conscientizar a população sobre doenças e acidentes do trabalho, visando diminuir a crescente ocorrência e a mortalidade dos últimos anos, o Movimento Abril Verde, tem o objetivo é combater doenças e acidentes de trabalho e, principalmente, promover a cultura de prevenção, que beneficia tanto empregados quanto empregadores.
O Brasil, segundo a Organização Internacional do Trabalho, ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. O Estado do Paraná ocupa o 4º lugar no ranking nacional com 52.132 acidentes de trabalho, atrás de São Paulo (254.208), Minas Gerais (77.252) e Rio Grande do Sul (59.627) e pouco à frente do Rio de Janeiro (51.036). Durante todo o mês, médicos do trabalho utilizarão marcas alusivas ao abril verde. Uma caminhada está marcada para o dia 25, no centro de Curitiba e, no dia 28, uma grande ação de conscientização ocorrerá na Praça Osório, também no centro da capital.
Com o objetivo de congregar os Médicos do Trabalho no Estado do Paraná e também com a intenção de estimular o interesse pela especialidade, sua divulgação e aperfeiçoamento; assim como defender a ética profissional, promover eventos, realizar estudos e manter o intercâmbio com outros colegas da área, foi fundada, em 2 de setembro de 1974... continuar lendo.
Dra. Claudia Villamil Rios
Atual Presidente