Empossada dia 30/11 a nova Diretoria da APAMT para o Biênio 2021-22

 02/12/2020

No dia 30/11, foi realizada a Reunião de Posse da nova Diretoria da APAMT para o biênio 2021/2022.
Dr. José Ricardo Facin Ferreira encerra sua gestão e passa o bastão ao Dr. Edevar Daniel, eleito presidente na eleição realizada no dia 13 de novembro de 2020, de forma virtual.

Além dos diretores e associados da APAMT, estavam presentes, Dra. Rosylane Rocha, presidente da ANAMT, Dr. Ricardo Martins, vice-presidente da região sul da ANAMT e a Dra. Tatiana Rigotti, presidente da ACAMT, e teve como moderador o Dr. Paulo Zétola, ex-presidente da APAMT.

Dr. Ricardo relembrou de quando, em 2011, como Diretor Científico da SOGAMT, reuniu-se com os presidentes da APAMT e ACAMT, Dra. Letícia e Dra. Denise, para iniciar a integração do Sul. Dois anos depois, reuniram-se novamente, agora com o Dr. Paulo Zétola, então presidente da APAMT, e de lá para cá a parceria entre os três Estados só tem crescido, e hoje ele tem a satisfação de representar junto à ANAMT as três federadas do Sul, e coloca-se à disposição da nova gestão da APAMT, bem como a ACAMT e SOGAMT, para dar apoio incondicional a todas as ações da APAMT. “Que seja uma diretoria muito profícua como todas”, desejou.

Dra. Rosylane, presidente da ANAMT, ressaltou que se deve sempre seguir os bons exemplos e destacou a conduta do sul de trabalhar em conjunto, que fortalece a região, o que deve servir de exemplo para as demais regionais. Falou também da necessidade de todas as Regionais estarem unidas com a ANAMT, e elogiou a participação ativa do Dr. Facin nas reuniões do Conselho Deliberativo. Também mencionou alguns desafios que todos têm pela frente: 1) o fortalecimento da especialidade e a necessidade de enxergar dentro das ameaças oportunidades de crescimento para a especialidade; 2) a quebra de paradigmas e 3) aproveitar os meios virtuais para levar mais material, mais conteúdo de conhecimento para os colegas médicos que estão afastados, que estão no interior e investir na capacitação virtual, dando a eles a oportunidade de novos conhecimentos e de atualização continuada. “Queria parabenizar o Facin e toda a Diretoria pelo o que a APAMT tem sido, aliás, é tradição, a APAMT é uma das federadas forte que a ANAMT tem e que a medicina do trabalho necessita, porque sempre é tradição que tenham feito um trabalho de excelência, não vai ser diferente com o Edevar e a sua nova Diretoria... e tenho certeza que vai ser um sucesso absoluto. Contem com a ANAMT... nós estamos juntos”, declarou.

Dr. Facin agradeceu a todos que deram suporte a ele e para a associação, através da Dra. Rosylane e do Dr. Ricardo, e agradeceu em especial ao Dr. José Francisco que deu a ele todo o apoio desde que veio para Curitiba, também ao Dr. Paulo que o convidou para fazer parte da sua gestão, e ao Dr. Guilherme Murta que o convidou para ser diretor financeiro na sua gestão e o incentivou a assumir a presidência em 2019/20. Dr. Facin fez um balanço das atividades realizadas nos últimos dois anos, destacando o I Simpósio Sul-Brasileiro de Saúde Ocupacional, um evento inovador, que devido à pandemia, foi feito de forma totalmente virtual, o qual foi um grande sucesso, e agradeceu ao Dr. Edevar e ao Dr. Murta pelo incentivo e apoio na realização desse evento, nessa modalidade. “O meu recado é esse, eu espero que a APAMT continue nessa visão de buscar parcerias, seja de quem for, para o engrandecimento da nossa Associação, essa que é a minha visão, o meu recado, e com certeza o Edevar, como já falei, montou uma equipe fantástica e tem tudo para dar sequência nesse projeto”, finalizou.

Dr. Edevar iniciou seu discurso agradecendo a todos os presentes, e se solidarizou com todos que estão sofrendo pela perda dos entes queridos, pela perda de emprego, de renda e pelas dificuldades de suas empresas, e para os profissionais de saúde, em especial os médicos do trabalho, que com abnegação e coragem se encontram diariamente no enfrentamento da pandemia.  Depois de cumprimentar todos os presentes, apresentou os novos diretores e destacou algumas metas da nova gestão, com o objetivo de dar continuidade no desenvolvimento técnico e científico dos associados da APAMT e fortalecer a participação social e valorização do médico do trabalho: 1) manter o aperfeiçoamento continuado da prática profissional por meio de estudo e qualificação permanente dos médicos do trabalho, realizar intercâmbio com as associações regionais e internacionais, representantes das organizações sindicais e sociais dos trabalhadores, com servidores dos órgãos públicos com responsabilidades sobre as políticas públicas relacionadas à saúde e segurança; 2) agrupar médicos que exerçam a medicina do trabalho em seus aspectos teóricos, didáticos e práticos, assim como os profissionais de áreas afins; 3) promover e participar de congressos, jornadas, seminários, e outras reuniões científicas no âmbito da especialidade de medicina do trabalho; 4) manter e ampliar a parceria com as irmãs federadas do sul; 5) promover e aprimorar a parte cultural técnica dos seus membros, incentivando-os sempre à pesquisa; 6) promover a profissão do médico do trabalho, inclusive nos aspectos sociais e trabalhistas junto aos trabalhadores de empresas, sindicatos, associações e outras instituições; 7) participar das atividades de ensino e curso de medicina do trabalho e 8) lidar com outras questões sempre importantes para a qualificação e crescimento da especialidade de medicina do trabalho. “Que estes dois próximos anos tragam avanços e que a nossa gestão consiga trazer para a nossa associação o crescimento expressivo para a entidade e para toda a classe que ela representa”, finalizou.



 





















A APAMT

Com o objetivo de congregar os Médicos do Trabalho no Estado do Paraná e também com a intenção de estimular o interesse pela especialidade, sua divulgação e aperfeiçoamento; assim como defender a ética profissional, promover eventos, realizar estudos e manter o intercâmbio com outros colegas da área, foi fundada, em 2 de setembro de 1974... continuar lendo.

Edevar Daniel
Atual Presidente

Contato

Redes Sociais

   

Localização

Localização via Google Maps