Live sobre grupos de risco para a Covid-19 traz dados e esclarece dúvidas dos participantes

 28/08/2020

A APAMT e o Sesi Paraná promoveram na noite desta quinta-feira, 27 de agosto, evento online para falar sobre a atuação do Médico do Trabalho no grupo de risco para a Covid-19. Com moderação dos diretores administrativos da APAMT, Dr. Edevar Daniel e Dr. Juliano de Trotta, o bate-papo iniciou com apresentação da Dra. Sonia Mara Raboni, Professora da UFPR e Chefe de Infectologia do Hospital de Clínicas.

Em sua explanação a Dra. Sonia falou sobre o surgimento dos diferentes tipos de coronavírus, sendo este último o mais próximo do morcego, com alta capacidade de se adaptar a um hospedeiro intermediário ou humano. Com relação às características da Covid-19, comentou pontos que chamam a atenção quando comparados com outras doenças respiratórias, como o longo período de incubação e possibilidades de transmissão, assim como os variados sintomas, que acabam por dificultar o diagnóstico e fazem com que os testes se tornem um grande desafio.

Para ela, dos grupos de risco, o principal é o que engloba os profissionais da saúde, e explica que o motivo de sofrerem mais com as infecções é o fato de estarem na linha de frente, pois os pacientes que têm necessidade de atendimento geralmente carregam uma carga viral maior, o que faz com o que suas consequências sejam mais graves. Por fim a palestrante comentou que os jovens são os principais propagadores da Covid-19, sendo uma das razões o fato de que a maioria não vai apresentar a forma grave da doença ou mesmo não manifestar sintomas, o que dificulta sua identificação.

Na sequência o Dr. Ronaldo Ruaro, Médico do Trabalho do Sesi Paraná, fez um breve histórico do surgimento da doença e seu manejo até o momento, chegando ao ponto de se iniciar o retomada do trabalho presencial e a importante missão do Médico do Trabalho em desenvolver e aplicar um plano de contingenciamento para o retorno das atividades.

Para ele, houve grande mudança no papel do médico nas empresas, passando a ter que tomar medidas para diminuir e evitar o risco de contágio nos locais de trabalho, como determinando o distanciamento dos postos de trabalho, inclusive com barreiras físicas entre eles quando possível, desinfecção dos ambientes, estimular nos colaboradores o uso de máscaras e EPIs específicos, assim como promover muita orientação com medidas gerais de educação, as quais se mostram ainda mais necessárias agora.

Após as apresentações os palestrantes responderam a algumas dúvidas enviadas pelo chat ao longo da transmissão e foi possível perceber o quanto o tema abordado é importante e fundamental para a nova realidade pós pandemia. Os moderadores finalizaram agradecendo a participação de todos e as contribuições dos palestrantes. Ao todo, a live alcançou 65 participações simultâneas e já contabilizou mais de 200 reproduções no YouTube. O vídeo está disponível aqui: https://bit.ly/2D8mwEB




A APAMT

Com o objetivo de congregar os Médicos do Trabalho no Estado do Paraná e também com a intenção de estimular o interesse pela especialidade, sua divulgação e aperfeiçoamento; assim como defender a ética profissional, promover eventos, realizar estudos e manter o intercâmbio com outros colegas da área, foi fundada, em 2 de setembro de 1974... continuar lendo.

Edevar Daniel
Atual Presidente

Contato

Redes Sociais

   

Localização

Localização via Google Maps