04/10/2019
Neste dia 04 de outubro, a APAMT parabeniza a todos (as) colegas médicos (as) do trabalho, pela escolha e dedicação à tão nobre especialidade, dentre tantas outras dentro da profissão.
O surgimento da Medicina do Trabalho remonta ao ano 1700, quando o médico italiano Bernardino Ramazzini publicou o livro “As Doenças dos Trabalhadores” (“De Morbis Artificum Diatriba”). Durante seus estudos ele identificou que o trabalho poderia ser um determinante do processo de adoecimento e, ao discorrer sobre as doenças de diversas profissões, sugeriu os primeiros indícios de uma prática médica direcionada ao estabelecimento de diagnósticos de doenças ocupacionais, o que daria origem à nossa especialidade.
Apesar de se falar em medicina do trabalho desde então, somente há poucas décadas, por meio do desenvolvimento tecnológico e aprimoramento da legislação, é que a especialidade passou a ser reconhecida como tal pela própria classe médica.
Para a APAMT, mais do que celebrar a Medicina do Trabalho, o 4 de outubro é dia de honrar o legado de Ramazzini e de reafirmar nosso compromisso com a especialidade médica que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seus respectivos ofícios, pelo direito do trabalhador exercer suas atividades em um ambiente de trabalho seguro e saudável, visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida.
Cabe agora a nós, especialistas, buscar o devido reconhecimento pela sociedade como um todo, por meio da constante atualização de conhecimentos e do entendimento de que em cada trabalhador (a) há um ser humano a quem devemos honrar nosso compromisso, de acordo com nosso juramento, ao final de nossa formação médica.
Portanto, a APAMT deseja a todos (as) Médicos (as) do Trabalho, força e coragem, para enfrentar os constantes e diversos obstáculos que dia-a-dia se apresentam em nossa jornada, nesse maravilhoso caminho que é a Medicina, em especial a Medicina do Trabalho.
Com o objetivo de congregar os Médicos do Trabalho no Estado do Paraná e também com a intenção de estimular o interesse pela especialidade, sua divulgação e aperfeiçoamento; assim como defender a ética profissional, promover eventos, realizar estudos e manter o intercâmbio com outros colegas da área, foi fundada, em 2 de setembro de 1974... continuar lendo.
Dra. Claudia Villamil Rios
Atual Presidente