01 - José Francisco Capraro Suriano
02 - José Augusto Da Cunha Grohmann
04 -
Claudia Villamil Rios
08 - Adriane De Almeida Góes Da Conceição
11 - José Maria Ribeiro De Campos
14 - Erasmo Henrique De Mello Pereira
17 - Simara Gorski Do Amaral
17 - Simone Maria de Moura Woltmann
18 - Sandro Artur Buso
19 - José Eduardo Bernabé
26 - Renata Simioni
01 - José Roberto Ferreira Gerber
02 - Thiara Daniela Diesel
18 - Gustavo Deboni
26 - Simone Borges Trifan
Em tempos de Febre Amarela surgem muitas dúvidas a respeito das vacinas disponíveis, certificado internacional da vacina da febre amarela, ou seja, começamos a falar da chamada medicina do viajante.
A medicina do viajante é uma área multidisciplinar da medicina direcionada ao manuseio dos problemas de saúde relacionados à movimentação de pessoas (viajante), independente do seu propósito inicial, em todas as suas fases (pré, durante e pós viagem).
Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT – 2015), nas últimas seis décadas, o turismo experimentou uma expansão contínua e diversificada para se tornar um dos setores de maior e de mais rápido crescimento no mundo. Muitos novos destinos surgiram, além dos favoritos e tradicionais da Europa e América do Norte.
O turismo tem um crescimento praticamente ininterrupto ao longo do tempo, apesar de choques ocasionais, demonstrando a força e resiliência do setor. Chegadas de turistas internacionais aumentaram de 25 milhões em todo o mundo em 1950 para 278 milhões em 1980, 674 milhões em 2000 e 1186 milhões em 2015.
Antes de viajar (seja a turismo ou a trabalho) é recomendável, sempre que possível, realizar uma consulta médica para conhecer as necessidades de proteção do lugar para onde irá, assim como consultar também o médico após seu retorno.
Para mais informações consulte:
Ramon Cavalcanti Ceschim
Diretor de Comunicação APAMT