APAMT

LOGIN PARA ASSOCIADOS

Curta nossa página no Facebook

Notícias

Aberto o II Congresso Paranaense de Medicina do Trabalho

28/11/2014 09:31:48

Com a presença do presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, Zuher Handar, e dos presidentes das Associações Paulista, Gaúcha e Catarinense, foi aberto, na noite desta quinta-feira, em Curitiba o II Congresso Paranaense de Medicina do Trabalho, que, neste ano, ocorre simultaneamente ao I Encontro Iberoamericano e ao Simpósio Paranaense de Higiene Ocupacional. Até sábado, os principais nomes da saúde ocupacional do Paraná e algumas as autoridades no assunto do Brasil, Chile, Portugal e Espanha debatem, na capital paranaense, as novidades tecnológicas da área, as novas regulamentações e protocolos e a formação profissional.

Presidente do Congresso, o diretor científico da Associação Paranaense de Medicina do Trabalho, Edevar Daniel, ao declarar aberto o Congresso, citou o esforço da APAMT em promover a atualização científica de seus associados, transformando as tradicionais jornadas anuais em Congresso e trazendo, neste ano, palestrantes e professores, até, de fora do País.

O presidente da APAMT, Paulo Zétola, lembrou que o Congresso deste ano é especial por encerrar as atividades de comemoração dos 40 anos da associação, “em que tivemos um calendário muito intenso, com reuniões científicas mensais, dois cursos preparatórios para a prova de título, eventos sociais, lançamento do nosso livro e presença na rua, orientando a população sobre saúde e segurança no trabalho”. Dr. Zétola também enfatizou o trabalho de valorização do médico do trabalho. “Não podemos ser reconhecidos apenas como o cara que assina os exames de admissão e demissão, o médico do trabalho tem um papel fundamental para a saúde da população economicamente ativa e precisa ser valorizado por essa função”.

No Congresso, com o tema “A importância da formação básica para a busca de novas tecnologias”, o presidente da APAMT disse que o objetivo é consolidar a formação científica dos médicos do trabalho paranaense para que as novas tecnologias, tanto em ferramentas de trabalho como em instrumentos para a promoção de saúde e segurança, sejam facilmente compreendidas e incorporadas no sistema produtivo.

Na Conferência Magna de abertura, o presidente da ANAMT, destacou “O Papel do Médico do Trabalho na Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho”. Dr. Zuher lembrou que a gestão tem que deixar de ser vista como um gasto e passar a ser encarada como um investimento por parte das empresas, “pois proporciona maior produtividade, menor índice de faltas, menos gasto com indenizações, menor evasão de funcionários, melhor clima organizacional”. Além de cuidar da saúde da população interna do ambiente laboral, Dr. Zuher destacou a função ambiental do médico do trabalho, “cabe ao médico do trabalho, também, estar ciente dos riscos que a atividade de sua empresa submete a comunidade e o ambiente ao seu entorno, trabalhando para reduzir, também os danos ambientais e à população vizinha”, comenta, citando exemplos de ruídos, poluição e contaminação.

 

voltar

 

hidea.com - agência web
Copyright © APAMT | Todos os direitos reservados.