APAMT

LOGIN PARA ASSOCIADOS

  • Curta nossa página no Facebook
  • Siga-nos no Instagram

Notícias

27/07: Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

27/07/2020 14:08:41

No Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado anualmente em 27 de julho, a Associação Paranaense de Medicina do Trabalho (APAMT) enaltece a atuação de todos os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus e externa sua preocupação frente ao grande número de infectados. (Até 25 de julho, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR), eram mais de 3.600 casos confirmados entre os trabalhadores da área.)


Neste ano, ao contrário dos anos anteriores em que apresentávamos dados dos índices de doenças, acidentes e óbitos relacionados ao mercado de trabalho, queremos destacar o esforço e a dedicação dos profissionais da saúde em meio à pandemia da Covid-19, muitas vezes deixando de lado suas famílias em atenção aos seus pacientes, expondo-se ao risco para levar cuidado e conforto àqueles que padecem.


São médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, farmacêuticos, fisioterapeutas, dentistas,além de equipes de segurança, limpeza, manutenção, transporte e alimentação, dentre outros que, em conjunto, promovem o bem estar e o conforto aos seus pacientes.


Neste contexto, o Médico do Trabalho desempenha um papel importantíssimo, pois é quem vai zelar pela saúde desses trabalhadores, estabelecendo estratégias de prevenção e cuidados para que desempenhem suas atividades com o máximo de segurança e o mínimo de riscos. Ele esclarece dúvidas e promove orientações, como o correto uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), tão necessários frente à forma de transmissão da doença.

Visando a promoção da saúde dos trabalhadores e de suas empresas, a APAMT segue as normativas determinadas pelo Ministério da Saúde, bem como as recomendações da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) sempre reconhecendo o papel dos seus especialistas no enfrentamento à Covid-19.


Que em 2021 possamos falar de dados positivos, conquistas e sucessos. Por hora, prestamos nossa homenagem a cada um que, direta ou indiretamente, participa diuturnamente desta luta, e reiteramos a importância dos cuidados de higiene, do uso de máscaras e do distanciamento social para reduzir o contágio e promover a proteção da saúde.


José Ricardo Facin Ferreira é Médico do Trabalho e presidente da Associação Paranaense de Medicina do Trabalho (APAMT).

 

voltar

 

hidea.com - agência web
Copyright © APAMT | Todos os direitos reservados.