APAMT

LOGIN PARA ASSOCIADOS

Curta nossa página no Facebook

Notícias

APAMT completa 45 anos

30/08/2019 15:57:36

A Associação Paranaense de Medicina do Trabalho (APAMT) completa no dia 2 de setembro, 45 anos de atividades. Criada em 1974 com o objetivo de congregar os Médicos do Trabalho no estado, bem como o de promover a especialidade, que então estava surgindo, por meio de sua divulgação à classe médica e aos trabalhadores em geral. Teve como primeiro presidente o Dr. Roberto Busato, que foi também o primeiro médico do Paraná a cursar a especialização em Medicina do Trabalho.

Uma das primeiras ações da diretoria inicial foi criar a “Comissão de Defesa da Classe”, que tinha como missão esclarecer as empresas sobre a importância do Médico do Trabalho – a obrigatoriedade de sua contratação, segundo a legislação então vigente. A busca pela remuneração justa para os novos especialistas também foi motivo de preocupação do Dr. Busato e sua diretoria, tendo como bases: a jornada de trabalho, o número de empregados pelos quais seria responsável e o risco no qual a empresa se enquadrava.

A APAMT buscava mostrar a importância de se investir na saúde do trabalhador, visando a redução do absenteísmo e, principalmente, a redução dos acidentes de trabalho e das doenças relacionadas com as atividades laborativas dos trabalhadores.

Valorização da especialidade

Hoje, com 220 associados, a APAMT tem papel fundamental na luta pela valorização da especialidade no Estado, buscando o reconhecimento da importância da atuação do Médico do Trabalho e a valorização das atividades que desenvolve nas empresas, como forma de garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores.

“O Médico do Trabalho é um dos responsáveis por garantir a segurança do trabalhador no desempenho de suas funções. Ele avalia os riscos, promove a conscientização e também orienta para a forma mais segura de o profissional exercer sua atividade, precavendo-se contra os acidentes e doenças relacionadas à ocupação, daí a importância do seu papel”, explica o presidente da APAMT, Dr. José Ricardo Facin Ferreira.

Atualização científica

Por meio de reuniões cientificas, cursos, palestras, simpósios, jornadas científicas e congressos, a APAMT oferece aos seus associados a oportunidade para a busca pela atualização continuada. Tais eventos são realizados em Curitiba e também no interior do estado, afinal há um número expressivo de colegas especialistas em medicina do trabalho, que moram e trabalham fora da capital.

Essa interiorização se torna, hoje, mais eficiente, graças à recente elaboração de um novo site e da participação nas redes sociais, além do envio regular de informativos eletrônicos e mensagens via SMS.

A APAMT manteve, ainda, cursos preparatórios para a realização da prova para obtenção do título de especialista, promovida pela ANAMT.

Integração

O trabalho conjunto da Medicina do Trabalho com as demais áreas voltadas à saúde do trabalhador também é de extrema importância para a APAMT, por isso a Associação tem buscado promover eventos conjuntos com outras entidades, ampliando as trocas de experiências com profissionais de recursos humanos, direito, enfermagem, fisioterapia, entre outros.

“Entendemos que essa busca pela diversidade e ampliação de conhecimento por meio de ações em conjunto com outros serviços, profissionais e setores atuantes na prevenção da saúde do trabalhador são fundamentais para oferecermos o melhor atendimento ao trabalhador, por isso é um desafio que sempre teremos”, analisa o Dr. Facin.

Valorizar a especialidade e promover a união dos Médicos do Trabalho para troca de experiências e crescimento contínuo também é meta constante da APAMT. Hoje, são 861 os médicos com especialidade em Medicina do Trabalho registrados no Conselho Regional de Medicina do Paraná.

Galeria de Ex-presidentes


 

voltar

 

hidea.com - agência web
Copyright © APAMT | Todos os direitos reservados.