APAMT

LOGIN PARA ASSOCIADOS

  • Curta nossa página no Facebook
  • Siga-nos no Instagram

Notícias

Profissionais de diversas áreas participam de workshop sobre eSocial promovido pela APAMT

17/06/2019 14:34:34

A Associação Paranaense de Medicina do Trabalho realizou nos dias 14 e 15 de junho, na sede da Associação Médica do Paraná, em Curitiba, workshop sobre Gestão de Risco em Saúde e Segurança do Trabalho para o eSocial. Com palestras ministradas simultaneamente pelo médico do trabalho, Eider Nunes Moreira, e pelo engenheiro de segurança do trabalho, Luis Fernando Tomm, os 47 participantes receberam dicas práticas e orientações para utilização do eSocial e resolveram cases.

O evento foi aberto a todos os profissionais que atuam com saúde ocupacional e reuniu advogados, analistas de recursos humanos, auxiliares administrativos e judiciários, assistentes de projetos, um consultor trabalhista, enfermeiros, diretor de empresa, engenheiros, gerente de saúde e segurança, médicos, técnicos de segurança do trabalho e supervisor de segurança. Para o presidente da APAMT, Dr. José Ricardo Facin Ferreira, essa diversidade é positiva: “não se fala mais em saúde do trabalhador só na visão do médico. Abrimos o evento e temos profissionais de diversas áreas hoje conosco, o que demonstra também a importância da atuação conjunta entre as diversas áreas dentro da empresa em prol da saúde do trabalhador”.

O curso iniciou com explanação teórica sobre questões técnicas de gestão do eSocial, passando por tipos de eventos como S-1060, S-2240, S-2245, S-2220 e S2230, que englobam tabelas de ambientes de trabalho, fatores de risco, aposentadoria, treinamentos, monitoramento de saúde do trabalhador e afastamento temporário, entre outros. Na sequencia os participantes resolveram cases com base nos pontos mais relevantes dos eventos apresentados e que impactam no cumprimento das obrigações de Saúde e Segurança do eSocial e na gestão dessas informações.

Os cases tinham como tema uma obra de construção civil e trabalho em indústria metalúrgica e o desafio consistia em responder perguntas como quais os possíveis ambientes de trabalho e suas descrições, combinações de GHE possíveis, descrição de atividades, riscos encontrados, se havia critérios para concessão de adicional de insalubridade, periculosidade ou aposentadoria especial nas situações apresentadas, quais os treinamentos necessários e quais os possíveis exames de correspondência que deveriam ser feitos.

A dinâmica que se seguiu, e que avaliou o case de construção civil, teve como objetivo repassar aos participantes orientações para a construção de um GHE (Grupo Homogêneo de Exposição), que, de acordo com o Eng.Tomm, deve agrupar pessoas que trabalham em um mesmo ambiente, expostas aos mesmos fatores de risco e com a mesma intensidade de concentração. Ainda, no caso de empresas com várias filiais, os critérios de criação do GHE devem ser os mesmos para todas, de forma que haja um padrão a ser seguido.

Os palestrantes ressaltaram, também, a importância de atuar na gestão das informações, de manter prazos de exames e treinamentos, cumprir as cargas horárias estabelecidas e sempre comparar o enquadramento técnico feito com o que a legislação determina. Por fim, responderam a questionamentos dos participantes, que propiciaram um rico debate com troca de informações e experiências entre todos.

“Ficamos muito contentes com o resultado do workshop, a interação entre os participantes e, consequentemente, as áreas ligadas à saúde ocupacional. Esse tem sido um dos objetivos da APAMT na promoção de eventos, buscando sempre abordar temas relevantes e atuais, que sejam de interesse multiprofissional e facilitem essa troca”, avaliou o Dr. Facin.

O workshop APAMT teve patrocínio do SESI, que abriu a manhã de sábado com palestra de Fabia Cardoso. Ela apresentou aos presentes a plataforma SESI VIVA+, um sistema informatizado de saúde e segurança desenvolvido com base na realidade do dia a dia das empresas, que coleta e transforma dados fornecidos para auxiliar na estratégia. Lançada no Paraná em fevereiro deste ano, a previsão é que seja disponibilizada para o público externo no fim de julho.


 

voltar

 

hidea.com - agência web
Copyright © APAMT | Todos os direitos reservados.