APAMT

LOGIN PARA ASSOCIADOS

Curta nossa página no Facebook

Notícias

"Integração entre RH e SESMT é fundamental"

18/09/2017 15:16:30

"Integração entre RH e SESMT é fundamental"

A segunda palestra da manhã trouxe para debate o intercâmbio de dados de colaboradores entre RH e Saúde Ocupacional e o respeito aos limites éticos com efetividade nos processos. O Médico do Trabalho e Diretor Técnico da Integral Saúde e Segurança Operacional, Dr. José Francisco Capraro Suriano, introduziu o tema abordando o sigilo médico e apresentando pontos do Código de Ética Médica, com exemplos de situações vivenciadas ou de conhecimento público, como a divulgação de informações da ex-primeira-dama Marisa Letícia.

O Diretor Executivo e Educacional da Consultoria-Escola Proensino Brasil, Mauricio Kraemer Gonçalves, deu continuidade ao tema apresentando os impactos positivos e negativos na relação entre RH e Medicina do Trabalho. Para ele, fica a cargo do RH conhecer e gerir as ações do SESMT, oferecendo apoio administrativo, bem como angariando investimentos financeiros. Por outro lado, comenta que"infelizmente o RH nem sempre tem conhecimento aprofundado das ações necessárias para um gestão eficiente, eficaz e legal do SESMT", devendo sempre se manter atualizado e sendo esta mais uma razão para atuação conjunta.

"Existem diversas condições adversas na relação entre as duas áreas, o SESMT não aceita se reportar ao RH, que na verdade faz o trabalho de monitoramento, e ocorre então o inverso. Ou o RH acaba negligenciando sua corresponsabilidade junto ao SESMT", pondera. No entendimento do palestrante, falta articulação, interesse em trabalhar em conjunto, falta consciência do RH sobre a necessidade de investimentos em saúde e segurança do trabalho, investem pouco em treinamentos e compra de EPI, por exemplo. "Vemos empresas que gastam milhões em maquinário, mas que não investem o mínimo em EPI." O palestrante sugere que o Médico do Trabalho passe a ser incluído nos processos do RH, deixando ele a par do que a empresa busca. "Os dois sistemas se completam entre si."


 

voltar

 

hidea.com - agência web
Copyright © APAMT | Todos os direitos reservados.