APAMT

LOGIN PARA ASSOCIADOS

Curta nossa página no Facebook

Notícias

Quando a doença afeta mais que a saúde individual

10/04/2017 16:55:33

Os acidentes e doenças relacionados ao trabalho são cada vez mais frequentes e impactam não só a vida do trabalhador, mas toda uma cadeia que vai desde o empregador até o funcionário. Entre as possíveis consequências estão: malefícios para a saúde do trabalhador, absenteísmo, sobrecarga de trabalho nos demais colaboradores, custos indenizatórios, clima de trabalho desfavorável, insegurança para o labor e multas, caso haja inadequações em fiscalizações por órgãos públicos.

Segundo dados do Anuário Estatístico da Previdência Social de 2015, em apenas um ano no Brasil foram registrados mais de 620 mil acidentes e doenças do trabalho, mais de 11 mil incapacidades decorrentes desses acidentes e mais de 2 mil óbitos. Infelizmente, sabe-se que a maior parte dos problemas de saúde relacionados ao trabalho poderia ser evitada ao empregar-se corretamente as medidas de segurança e cuidados com a saúde do trabalhador.

Neste cenário, a Associação Paranaense de Medicina do Trabalho (APAMT) apoia o movimento Abril Verde, criado com o intuito de conscientizar e orientar a sociedade para a importância da prevenção e cuidados com a saúde ocupacional. Apesar de ações em benefício da promoção à saúde e prevenção de doenças serem esperadas do médico do trabalho de forma contínua ao longo do ano, é interessante que a importância dessa atividade seja enfaticamente evidenciada à sociedade ao ser relacionada com uma campanha nacional de conscientização no mês de abril.

A escolha por este mês deve-se a duas datas relevantes para a saúde, com significado simbólico: em 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde, enquanto no dia 28 comemora-se o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, proposto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) a todos os países-membros. A cor verde foi escolhida pela correlação com as atividades da área da saúde.

Promover e divulgar o Abril Verde como sinônimo de disseminação de uma cultura de prevenção a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho é de extrema importância; prevenção é um hábito que deve ser cultivado e lembrado constantemente.

Guilherme Murta, presidente da APAMT


Artigo publicado no Jornal Gazeta do Povo no dia 10/04/17: https://goo.gl/aRzCuw

Confira a campanha da APAMT pelo abril verde em nossa página no Facebook.

 

voltar

 

hidea.com - agência web
Copyright © APAMT | Todos os direitos reservados.