APAMT

LOGIN PARA ASSOCIADOS

Curta nossa página no Facebook

Notícias

Aconteceu no último sábado - 3º Módulo do Curso Avançado em Toxicologia Industrial

22/09/2016 16:10:27

O terceiro módulo do curso de Tóxicologia Industrial da Apamt debateu, no último sábado (17/09), o Programa de Proteção Respiratória, trazendo para Curitiba o professor Antônio Vladimir Vieira, engenheiro químico representante do governo brasileiro junto ao ISO para a normatização internacional dos equipamentos de proteção respiratória.

Durante todo o dia, ele explicou para os médicos sócios da Apamt e demais profissionais que participaram do curso os riscos respiratórios, a classificação e seleção de respiradores, tipos de ensaios de vedação e conteúdo mínimo de um PPR.

“O papel do médico na área de proteção respiratória é fundamental, porque é ele quem vai estar dando autorização para o funcionário da empresa utilizar determinado tipo de respirador. Às vezes, uma máscara pode estar beneficiando o trabalhador no ponto de vista de exposição no ambiente de trabalho, mas pode estar acarretando outro problema para o trabalhador, inclusive na qualidade da respiração, pois se ela tiver uma doença obstrutiva, por exemplo, o uso do respirador pode agravar”, disse o professor. “E o programa de proteção respiratória é a importância do cuidado de utilizar o respeitador. Ele precisa ser escolhido da forma correta, usando todos os aspectos técnicos, para preservar a saúde do usuário do respirador”, acrescentou.

Antônio Vladimir Vieira destacou que o Brasil possui um Programa de Proteção Respiratória desde 1994, mas ainda são poucas as empresas que o adotaram de maneira eficaz. “Infelizmente, ainda vemos índices de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais relacionados ao aparelho respiratório muito altos”. Ele citou a exposição à poeira e a gases e vapores, como os principais causadores dessas doenças e apontou, entre os problemas o tempo correto para a troca de filtros químicos para trabalhadores expostos a gases e vapores; o uso prolongado de máscaras descartáveis e a saturação do respirador.

 

voltar

 

hidea.com - agência web
Copyright © APAMT | Todos os direitos reservados.