APAMT

LOGIN PARA ASSOCIADOS

Curta nossa página no Facebook

Notícias

Caminhada encerra o Abril Verde - mês da Saúde e Segurança no Trabalho

01/05/2016 16:02:57

Uma caminhada pela Avenida XV de Novembro na manhã do sábado, 30 de abril, marcou o encerramento do Abril Verde, mês dedicado à memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, e o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado no dia 28 de abril.

Promovida pela Associação Paranaense de Medicina do Trabalho (APAMT) em parceria com o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Paraná (SINTESPAR), idealizador do Abril Verde, a caminhada marcou o encerramento de um mês de atividades, com cursos, seminários e ações de mídia voltadas à prevenção dos acidentes de trabalho. Com concentração na Praça Santos Andrade, às 9h30, os participantes caminharam pelo calçadão da Rua XV de Novembro até a Boca Maldita, chamando a atenção do público para a necessidade de se prevenir os fatores de risco no ambiente de trabalho.

“É um dia não apenas para lembrar as vítimas dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mas também um momento em que reafirmamos o compromisso com a luta e ações que visam impedir que acidentes de trabalho, eventos evitáveis, continuem a se repetir no país, causando mortes, invalidez, sofrimento e outros danos sociais e ambientais para os trabalhadores”, destaca o presidente da Associação Paranaense de Medicina do Trabalho, (APANT), Paulo Zétola.

Números – Estima-se que a cada minuto pelo menos três vidas sejam perdidas em acidentes de trabalho pelo mundo. Isso significa cinco mil mortes por dia, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT – 2013). A cada ano, acidentes não mortais totalizam 317 milhões e as vítimas de acidentes de trabalho somam 270 milhões, segundo o mesmo relatório da OIT.

Em 2014, último dado disponível, foram contabilizados 704,1 mil acidentes de trabalho no país, sendo 2.783 mil mortes e 251,5 mil afastamentos por mais de 15 dias. Esse número foi 3% inferior aos 725,6 mil acidentes em 2013.

 

voltar

 

hidea.com - agência web
Copyright © APAMT | Todos os direitos reservados.