APAMT

LOGIN PARA ASSOCIADOS

Curta nossa página no Facebook

Notícias

Apamt discute trabalho noturno em reunião científica

26/10/2015 17:33:58

A reunião científica do mês de outubro da Associação Paranaense de Medicina do Trabalho (Apamt) debateu a questão do trabalho noturno e em turnos alternantes. Coube ao diretor científico da Apamt, Dr. Guilherme Murta, e à médica Lívia Schwab, médica do trabalho na Renault, explicarem as referências de literaturas, as experiências já vividas nesse tema e as orientações para minimizar o efeito do trabalho em horário não convencional, à saúde e à produtividade do trabalhador.

“O tema de trabalho noturno e em turnos alternantes é muito presente no nosso cotidiano, porque os serviços funcionam 24 horas na sociedade atual. Por esse motivo, as pessoas precisam trabalhar em horários que não são habituais. O ser humano é adaptado para funcionar durante o dia. O trabalho noturno foge de nossa tendência natural e, estando exposto a esse tipo de situação, o corpo pode sentir impactos importantes e desequilibrar algumas funções orgânicas. O ideal é que haja intervenções antes que esse problema aconteça. E, nesse cenário, o médico do trabalho exerce uma função indispensável dentro de uma empresa”, disse Dr. Murta.

“Existem uma série de técnicas e estratégias que podem ser colocadas em prática, como a exposição do funcionário a uma luz intensa durante a noite, assim como a criação de um ambiente extremamente escuro no período de sono durante o dia. Além disso, é necessário fazer toda uma higiene do sono dessa pessoa. Privando ela de barulho, desligando os telefones. A intervenção vai bem além do ambiente de trabalho. As repercussões dessas privações de sono vão muito além da sua jornada de trabalho”, acrescentou.

 

voltar

 

hidea.com - agência web
Copyright © APAMT | Todos os direitos reservados.