APAMT

LOGIN PARA ASSOCIADOS

Curta nossa página no Facebook

Eventos Realizados

Dia Nacional de Prevenção ao Acidente de Trabalho - 27 de Julho

27 de julho de 2013

Curitiba PR

"A Diretoria da APAMT convoca todos os seus Associados, Profissionais da Saúde e Parceiros para participarem da Grande Campanha de rua no Dia Nacional de Prevenção ao Acidente de Trabalho (27/7) em prol da Valorização da Categoria do Médico do Trabalho e dos Profissionais.de Saúde e Segurança do Trabalho". Neste dia teremos na Rua XV, em frente a Boca Maldita, a partir das 9h da manhã do sábado, uma tenda com espaço para ações de orientação para prevenção de acidentes, uso de equipamentos de proteção individual e avaliação de saúde geral como a medição da pressão arterial. Venha Participar!! Sua Colaboração é muito significativa!!!

PREVINA-SE SEMPRE! NÃO CORRA RISCOS NUNCA! 27/julho Dia Nacional de Prevenção ao Acidente de Trabalho! “Vida saudável no trabalho!”

A gestão de saúde e segurança no trabalho através de boas práticas de proteção, contra os riscos presentes no ambiente de trabalho é fundamental para a prevenção e redução dos acidentes. Todos ganham! A empresa torna-se mais competitiva, com menores custos, maior produtividade e, sobretudo, garante a integridade física dos trabalhadores através de ambientes de trabalho mais agradáveis e seguros. O trabalhador desenvolve consciência individual de prevenção, sente-se mais seguro e confiante em seu trabalho e contribui coletivamente para a saúde e bem estar de todos! No Brasil diariamente ocorrem centenas de acidentes de trabalho, sendo muitos com consequências leves e outros em que as lesões são muito graves e fatais. Na grande maioria das vezes os acidentes e doenças no trabalho podem ser evitados através da prática de dicas relativamente simples de prevenção: • Conheça os riscos da atividade que desenvolve e quais as formas de proteção para reduzir esses riscos. • Esteja atualizado e participe sempre das ações (cursos, palestras, etc.) oferecidos pela empresa. • Siga todas as regras de segurança na realização de suas atividades, especialmente as perigosas. • Mantenha seu local de trabalho organizado, não deixe objetos fora dos seus lugares ou mal arrumados. • Use sempre os vestuários e equipamentos de proteção. • Siga rigorosamente os procedimentos operacionais, não improvise e na dúvida PARE. • Participe das campanhas de saúde e segurança e faça seus exames periódicos. • Esteja sempre atento à percepção dos riscos. O papel do médico do trabalho na prevenção dos acidentes de trabalho: A prevenção dos acidentes, doenças do trabalho e a promoção da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores são os principais objetivos do médico do trabalho. O médico do trabalho faz abordagem multidisciplinar e transdisciplinar com vistas à prevenção primária, secundária e terciária em saúde do trabalhador e atua como gestor dentro da estrutura organizacional das empresas. A prevenção primária é mais importante, acontece antes do acidente e inclui medidas de treinamento, como adotar posturas corretas, usar corretamente EPIs e realizar exames médicos ocupacionais com boa qualidade. A prevenção secundária é o atendimento à pessoa que sofreu o acidente, inclui estratégia de primeiros socorros, abertura de CAT, tratamento, encaminhamento e acompanhamento do trabalhador acidentado até sua completa recuperação. A prevenção terciária é a reabilitação do trabalhador que tenha sofrido sequelas por acidente de trabalho. Todas as missões acima dependem de envolvimento e aprovação absoluta de todos os setores da empresa, o que desafia o médico do trabalho como gestor. A promoção da saúde e a prevenção primária devem ser o maior foco do médico do trabalho e o maior investimento da empresa, de modo a evitar as consequências sócio econômicas do acidente de trabalho consumado.

 

voltar

 

hidea.com - agência web
Copyright © APAMT | Todos os direitos reservados.